Viagem Brasil - Salvador II

Sorria, você está na Bahia, (mais especificamente, em Salvador)!! Melhor slogan, impossível, até porque Salvador é considerada a capital da felicidade em um artigo que li da BBC . E não tem como não chegar nessa cidade e não abrir um sorriso. E são muitos os motivos para isso: a comida saborosa, as pessoas super atenciosas e alegres, lugares paradisíacos, sol e calor perfeito para o verão, uma praia mais linda do que a outra, lugares que respiram história, clima good vibes, enfim... Salvador é um pedacinho do céu no Brasil. 

Neste post vou dar #diKAs sobre as praias, então anote tudo para as próximas férias e curta Salvador, que além da época de carnaval tem alegria o ano inteiro.

- Praia de Itapuã: 

A praia de Itapuã ficou famosa pela letra da canção de Vinicius de Moraes & Toquinho com "Tarde em Itapuã", e não tem como não lembrar dessa canção assim que você pisar na areia. Praia com pedras, águas verdes e quentinhas, um paraíso tropical. Próxima à hospedagem onde fiquei, frente ao mar, tem a famosa barraca do Loro, um bar/restaurante muito agradável e com uma ótima infraestrutura para comer e beber. Recomendo muito.

- Praia do Flamengo:

Outra praia próxima, mas agora sem muitas pedras e com mais banhistas é a do Flamengo com várias barracas de aluguel de cadeiras e sombreiros, uma praia bem familiar, com ondas e também tem a barraca do Loro com uma infraestrutura bem agradável com WC e restaurante. Tem também cadeiras com pé na areia.

- Praia Porto da Barra:

TOP! É, sem dúvida, a praia mais badalada de Salvador. Com uma curta faixa de areia brancas e o mar como uma piscina que mistura azul e verde, faz da Barra, minha praia preferida. É lógico que no verão ela é muito mais disputada, mas o segredo é chegar cedo e garantir seu espaço na areia. A estrutura dela é bem legal com aluguel de cadeiras e sombreiros, aluguel de caiaques e pranchas para fazer stand up e diversos ambulantes vendendo comidas e bebidas. A vista para o Forte e o Farol dá todo o tchan naquele lugar, que logo muito cedinho é dominada pela galera fit, de natação e caiaque, mas em seguida, cede espaço para os banhistas. Só uma #diKA importante: por ser uma das praias mais top de Salvador, ela é bem visada, então evite usar seu celular na barra porque é um alvo fácil de furto (assim como em todas grandes capitais de grande movimento), então deixe ele bem guardadinho, se desconecte e aproveite a paisagem.

- Praia do Forte:

A praia do Forte está situada a 80 km de Salvador e está na chamada costa dos coqueiros, litoral norte. Possui uma agradável infraestrutura com hotéis, bares, restaurantes, lojas e o Projeto Tamar também está localizado na praia, onde é possível visitar suas instalações e os tanques com algumas espécies de tartarugas marinhas. Um dos cartões postais do local é a igreja do Forte com vista para o mar. Ao lado do projeto Tamar, há uma pequena trilha que dá acesso à praia com diversas piscinas naturais. Vale a visita a esse lugar paradisíaco.

- Praia de Guarajuba:

Localizada também no litoral norte da Bahia, a mais ou menos 40 km de Salvador, no distrito de Camaçari, esta a Praia de Guarajuba com águas cristalinas, quentes, piscinas naturais e uma ótima infraestrutura para turistas. Tanto a Praia do Forte quando a Praia de Guarajuba é possível fazer um bate-volta de Salvador. Há várias agências que oferecem esse passeio, incluindo almoço em uma das praias. Vale muito a pena.

Agora para saber ainda mais de Salvador, leia aqui meu outro post. Além das praias, temos passeios imperdíveis na cidade e um deles, é no centro histórico em Pelourinho. #diKA: Durante as terças-feiras, não deixe de conferir o ensaio do OLODUM, nas ladeiras de pedra, em frente a casa de Jorge Amado. E caminhando pelas ruazinhas de Pelô, não deixe de observar a arquitetura da cidade; o Centro histórico de Salvador possui o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina, tombado pelo IPHAN!

Por lá também vale a visita à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a única igreja na America Latina com o maior número de santos pretos. Ela é do século XVIII, com altares construidos pela irmandade africana escravizada, e uma curiosidade: é possível assistir a missa às terças também com um coral de cantos e danças, ao som de atabaques, de percussão, timbal, pandeiro, bumbo, conga, surdo, repique, meia lua e agogô, maravilhoso! E não tem como não ficar parado, até o padre cai na dança. :)

Na hora do almoço, não deixe de visitar alguns restaurantes e provar a autêntica moqueca, ou o arroz no dendê. E de sobremesa, o maravilhoso sorvete na Cubana, tradicional sorveteria soteropolitana (o meu preferido é o sorvete de tapioca, simplesmente delicioso). Caminhe até chegar ao Elevador Lacerda (R$0,15) e depois de descer, visite o Mercado Modelo com vários artigos de artesanato local.

Já  para ver um dos pôr do sol mais lindos de Salvador, visite gratuitamente o MAM (Museu de Arte Moderna), com exposições temporárias e está localizado ao lado da praia Solar do Unhão, uma praia minúscula a beira do museu. No MAM, ao entardecer acontece o Jam no MAM, espetáculos de jazz, vale dar uma olhada na programação antes, mas só a vista, vale a visita. 

Então pronto! Esses são alguns motivos para ir passear e carregar as energias nessa cidade que é abençoada por todos os santos! Salvador é muito massa!

Comentários