Viagem Brasil - Salvador I

Salvador é uma cidade que sem dúvida, está entre as minhas preferidas aqui no Brasil, só estando lá para sentir o que é realmente "muito axé!" Eita povo simpático e receptivo, agora entendo porque ela inspirou Caetano, Jorge Amado e Vinicius de Morais. Vou dizer aqui porque ela me encantou...


 Salvador é uma cidade que respira história em todos os seus cantos. Ela é dividida em cidade alta e cidade baixa e o elevador Lacerda é o que faz essa transição, para utiliza-lo basta pagar um valor simbólico de R$0,15. De lá é possível avistar o mar e o seu horizonte surpreendente e as construções históricas. Antes de subir no elevado, na parte baixa, vale a visita ao Mercado Modelo com arquitetura neoclássica, com vários artigos de artesanato e lembrancinhas (abre de segunda a domingo). Tem muita coisa legal la dentro inclusive cachaças artesanais e comidas típicas, o mercado é uma referência cultural da cidade.

#DiKA: Recomendo fazer um tour guiado com historiadores da cidade que ficam no Elevador Lacerda, vale pelo conhecimento histórico que está escondido nas ruas de Salvador e fora a pura simpatia e dicas de lugares imperdíveis de lá.
Depois de subir no elevador bem do lado vale a visita à famosa e tradicional sorveteria La Cubana, muito bom. Na cidade alta está a parte histórica
Descendo mais uma ladeira, está o famoso Pelourinho, onde é palco dos principais grupos de axé como Olodum, Ilê-Ayê, sempre rola umas apresentações durante a semana mas bomba nos meses que antecedem o carnaval. As casas possuem toda uma decoração antiga e colorida. Dika: ao centro do Pelô, está a casa/museu de Jorge Amado, recomendo a visita pois possuem objetos e obras do autor o que faz juntar poesia e cidade.
No centro histórico, na frente do Largo do Cruzeiro está a suntuosa igreja e Convento de São Francisco toda folheada em ouro, impressionante a decoração de estilo Barroco!!!
Agora falando das praias, tive a oportunidade de conhecer apenas três, mas certeza que farei outras viagens para conhecer as outras e logo postar aqui. Uma delas é a praia do Porto da Barra, a orla é bem pequena e águas calmas, um point para comer e beber a noite também.
Próximo daqui está o Farol da Barra, cartão postal de Salvador e logo ao lado, o Museu Náutico da Bahia. O Farol da Barra,  está localizado dentro do Forte de Santo Antônio da Barra, monumento construído em 1534 que faz parte do patrimônio do Brasil, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil por ser a primeira edificação militar do país. O Forte existe mesmo antes da fundação de Salvador em 1949. A construção pertence à marinha brasileira e tinha por objetivo inicial proteger a Baía de Todos os Santos contra as invasões.
Já ao norte de Salvador estão as praias mais requisitadas, uma delas é a praia do Flamengo com uma enorme faixa de areia e lá está o baladissimo bar do Lôro com seus quiosques e camas de praia, suuuuper indico, não se paga pelo aluguel, só a consumação, uma alternativa confortável com estrutura pra comer e beber.
 E perto dali em 15 minutos da pra passar uma tarde em Itapuã... praia gostosa e tranquila, já bem diziam Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi.
 
Um pouco mais afastado do centro histórico de Salvador está a igreja do Senhor do Bonfim. Para chegar até lá é só pegar o ônibus municipal que passa no centro, e em 25 minutos chega ate o alto onde está a igreja. Muitos ambulantes vendendo fitinhas e lógico tem que comprar e fazer um pedido para amarrá-la no portão, é lindo todo colorido e um lugar de fé mesmo para aqueles que não acreditam, vale a experiência de dar os 3 nós e fazer 3 pedidos.
Pertinho dali, descendo mais um pouco está a famosa sorveteria da Ribeira, datada de 1931, e que está numa região um pouco afastada e na baía de Itapajipe, ela é um enorme salão com algumas mesinhas no terraço. O-Que-È-Aquilo?! Sorvetes maravilhosos, deixo minha #diKA, provar o de tapioca e pitanga, ótima combinação! hummm, que vontade!
A noite, rola solta em Salvador, no bairro Rio Vermelho estão os melhores bares. Na parte histórica, próxima a praça central também é possível beber e desfrutar na noite soteropolitana. No bairro de Santo Antonio, tem o melhor bar (o Cruz do Pascoal)  com vista para a cidade baixa de Salvador, o bar é simples mas com uma vista espetacular.

Para aproveitar o entardecer de sábado, a melhor programação é ir no MAM de Salvador, lá acontece o Jam no MAM a partir das 18h  e oferece apresentações de musica instrumental a preços populares e a vista é incrível, de frente ao mar.. nem se fale no por do sol.
A gastronomia é um capitulo a parte em Salvador, se jogue no q é de melhor nas moquecas, nos acarajés e caipirinha de cajá! Só indico.
Enfim, Salvador é onde encontrará alegria, música, natureza, cultura, lindas paisagens, ótima culinária e história viva em um único lugar! Apaixonada por você, Bahia! <3 p="">

Comentários