Carta do Futuro

Remetente: Futuro

Destinatário: Planeta Terra

Terra, 01 de janeiro de 2101.

        Estimados terrestres,

    Venho por meio desta, informar-lhes sobre algumas notícias daqui do futuro, mais especificamente, em 2101, para alertá-los oitenta anos antes, sobre este cenário catastrófico que a Terra se transformou. 

    Esta carta é um pedido de socorro enviado do futuro! E espero que ela chegue a tempo para avisá-los dessa devastadora situação que o nosso planeta está sofrendo. Descrevo melhor para terem a dimensão do que está acontecendo:

    Lembram-se das regiões polares, tanto a do Ártico quanto a do Antártico? Então, já há algum tempo não existem mais geleiras, ou melhor, existem mas agora elas são pequenas ilhas que estão derretendo no meio do oceano. O nível do mar subiu assustadoramente e muito rápido! Encobriu diversas ilhas cujos habitantes tiveram que se refugiar no continente, abandonando tudo o que tinham. Regiões costeiras também foram diretamente afetadas pelo avanço do mar e milhares de praias foram destruidas pela violência das águas. Até mesmo Veneza, agora é um cenário desolador, embaixo d'agua. Casas inundadas, a região está praticamente abandonada e sem mais turistas. Os estudos da NASA de 2021, realmente, estavam certos, mas quase ninguém deu crédito nas premeditações e a rapidez que o tempo passaria.

    O mar também está irreconhecivel. Praticamente, a maioria dos arrecifes de corais estão brancos, todos mortos, sem mais vida e cores. Os animais que deles viviam, morreram e desapareceram. E quem diria, os temidos tubarões, entraram em extinção, temos muito poucas espécies nos oceanos. O que antes era azul e cristalino, hoje é dominado por microalgas tóxicas e detritos de humanos. Inclusive, sabem as máscaras que todo mundo precisou usá-las na pandemia de 2020? Muitas foram mal descartadas e agora estão boiando mar adentro; consequentemente, os animais marinhos as estão ingerindo, além de outros plásticos (que confundem com comida). Desolador, a extinção em massa de muitas espécies marinhas como golfinhos, tartatugas marinhas, pinguins, baleia-azul e muitos peixes. E sem contar as consequências que isso trouxe a diversas vilas de pescadores que antes tinham a pesca como sobrevivência e hoje estão morrendo de fome (os poucos que ainda resistem).

    A temperatura da Terra subiu assustadoramente. Na Europa, já algum tempo, os verões estão na casa dos 40°C graus, chegando a 55°C graus, na Grécia. E pior, na Sibéria, a temperatura relativa está a quase 29°C! A muito tempo não vemos neve no Kilimanjaro. A floresta Amazônica, lembram-se dela, no Brasil? Agora está reduzida a apenas alguns hectares de vegetação nativa e o rio Negro, boa parte já secou. Triste ver que toda região foi dominada pelo agronegócio. O Pantanal secou depois de vários incêndios (muitos claramente, criminosos), e a fauna e a flora desapareceram. Com a falta de vegetação, obviamente, houve o desequilíbrio da natureza, afetando a sazonalidade das chuvas. Agora frequentemente, temos muitos períodos de secas, e as pessoas têm que racionar água porque os grande reservatórios já estão vazios, rios secando... Imagina uma cidade do tamanho de São Paulo, com meses terríveis de racionamento, de torneiras vazias e pessoas dependendo de caminhões pipa, um caos! Muitos países como a ilha de Madagascar, Irã e Síria já  vivem na estiagem a mais de 10 anos. Sim, nosso planeta Terra está secando.

As estações do ano estão irregulares! Na América, o verão é um inferno e quando chove, são chuvas de devastar plantações e destruir cidades. Furacões e tornados são muito frequentes na América do Norte e na Ásia. E o inverno, quem diria, as temperaturas são escaldantes! Estamos tendo diariamente um reverterio de catástrofes ambientais em várias populações em todas as partes do mundo. Essas noticias já viraram banais nos telejornais. Entramos no clima: Salve-se quem puder!

    A poluição nas grandes metrópoles, estão causando diversas doenças respiratórias e é a segunda causa de morte mundial, perdendo só para as cardíacas. Na China, por exemplo, em suas capitais é obrigatório andar com máscaras e é terminantemente, proibido atividades físicas ao ar livre. A foligem impregnou em paredes brancas que agora estão amareladas. Cidades como a Cidade do México e Deli têm lixos para todos os lados; e o pior é que com o aumento da população, a quantidade de descartes de lixo triplicou e os governos não investiram em empresas de reciclagem em várias regiões do planeta.

    Se antes as abelhas eram raras, agora não as encontramos mais! Esses seres deveriam ser considerados anjinhos de asas pelos milagres que faziam à natureza, de forma quase invisível. O excesso de pesticida mataram milhões de espécies. E sem mais a polinização, já que eram responsáveis por 73% , muitas espécies de plantas e flores deixaram de existir. 

    Agora falando da raça humana, uma das primeiras espécies também a entrar em extinção é a  indígena. Muitas populações foram dizimadas nestes últimos 40 anos, existindo agora, apenas pequenos povos em reservas de proteção. Muitas tribos da região do Amazonas, por exemplo, no Brasil, foram aniquiladas com a chegada do garimpo e a ocupação dos fazendeiros em suas terras para o uso da agropecuária e da soja. As leis de proteção das terras indígenas foram extintas e o desmatamento para a ocupação foi em massa! Muito da cultura, como os dialetos e tradições só existem em documentação histórica. Assim aconteceu também com os aborígenes da Austrália que ficaram isolados, sem muito subsistência.

    Lembram-se da agenda 2030 da ONU com os seus 17 objetivos propostos de desenvolvimento sustentável, os ODS e as 169 metas para a erradicação da pobreza e a promoção de uma vida digna a todas do planeta? Sinto informa-lhes que não chegou nem na metade a serem cumpridos e, isso se deve ao fato dos países considerados potências mundiais não cederem e não estenderem as mãos para os mais pobre, mirando apenas suas conveniências e mais lucro. Guerras, governos extremistas e a falta de solidariedade entre os povos, foram talvez, os maiores responsáveis em amplificar todos esses danos.  Os países potências converteram a tecnologia a seu favor, no entanto, desempregou milhares de mão de obras, aumentando ainda mais as diferenças sociais entre os povos, gerando mais miséria. E nossas crianças já nascem sem mais esperanças, pois não há como reverter a situação ambiental. O mundo seria melhor se toda a AI voltada às máquinas fosse voltada para os próprios seres humanos que as constrói. A inteligência parou na ganância. 

Enfim, diante deste panorama geral, só posso lhes adiantar que estamos com os dias contados se essa degradação continuar nesse ritmo, e não houver uma ação efetiva aí atrás. 

    Finalizo pedindo desesperadamente, que as pessoas aprendam a consumir de uma forma mais consciente, ética e não frenética, invistam em energias renováveis, repensem nos meios de transportes e parem explorarem a natureza para fins comerciais. A economia é importante, mas o que adianta dinheiro se hoje aqui não temos como reverter a situação global do clima. Invistam no cuidado do planeta e na educação que é a única forma de alertar e conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente no nosso planeta e saber respeitá-lo. Cuidem-se muito e ajam! AJAM! Se não, logo, logo vão saber o que é viver em um planeta moribundo, que já posso senti-lo.

Atentamente,

Planeta Terra

Comentários