Grafites pelo mundo

Acho que as artes mais descoladas e divertidas, a gente encontra por aí, nas ruas, pelos caminhos muitas vezes escondidas, que são os famosos grafites (particularmente, eu adooooro!). Neles é possível observar expressões de protestos, homenagens, simbologias que estão presentes nas diversas pinturas encontradas a céu aberto. Abaixo, listo algumas delas que recomendo muito apreciar e conhecer:

1- São Paulo - Beco do Batman (Brasil)

Não está em ordem de preferência, maaaaas o Beco do Batman está na minha toplist aqui. Caso esteja por São Paulo, por favor, vá visitar o Beco do Batman, que fica na Vila Madalena, a vila mais cool da cidade, e veja de perto esse lugar, incrível! É um beco que começou com um grafite do personagem Batman e que logo foi ganhando mais adeptos e personagens e invadiram os muros de das ruas ao redor. E o melhor é que é free, a céu aberto e de tempo em tempo, as artes são renovadas. 

 
 

2- Valparaíso (Chile)

Ir para Valparaíso, é se envolver com a arte urbana em suas "calles". Uma região montanhosa, formada por escadarias pintadas e muros coloridos te levam a outra dimensão! Uma #diKA? Deixe-se perder pelas ruas e vielas de Valparaíso e encontre diversas expressões artísticas como murais e grafites nos seus muros. A parte alta é onde se concentra o maior número deles e parece que tudo se harmoniza com as casinhas coloridas e aquela paisagem do porto ao fundo. Vale a visita!

3- Bruxelas ( Bélgica)

Bruxelas é um gibi ambulante. Casa do famoso personagem belga, você pode encontrar diversas pinturas de Tim Tim caminhando pela cidade enquanto come aquele waffle (maravilhoso). Segue abaixo alguns cliques:

4- Berlim (Alemanha)

Não tem nem muito o que falar de Berlim e a arte exposta no mais famoso dos muros. Formalmente chamado de East Side Gallery, o muro de Berlim, é senão o maior muro de expressão artística do mundo e que representa um marco histórico que durante a Guerra Fria, dividiu a Europa em Ocidental e Oriental. Símbolo de separação, hoje ele representa união e protesto, basta caminhar em seus 1,3 km de comprimento (o que restou em pé) e verá pinturas e reflexões de diversos artistas. Um lugar imperdível!

5- Lisboa (Portugal)

Além da deliciosa gastronomia portuguesa, o que não deve faltar na sua lista é apreciar os grafites da cidade, mais especificamente, concentrados no espaço LX Factory, um lugar onde era uma antiga fábrica e hoje abriga diversos bares, restaurante e lojas alternativas, é um espaço onde a arte urbana invadiu e transformou em um ambiente cool e super renovado. Inclusive, lá é possível encontrar exposto uma das artes do famoso artista português, Bordallo II que faz arte com lixos descartáveis em seus grafites, pura criatividade!

Comentários