Interessante como os palácios e castelos nos fascinam, talvez porque imaginamos quem poderia ter vivido ali, o que se passava e como tudo acontecia em meio a tanta ostentação e glamour, e a maioria está na Europa. Hoje quero contar sobre os top 10 palácios que visitei e deixo algumas #diKas de passeio e curiosidades sobre os locais. Vamos à lista:
1) Palácio Real de Madrid (Espanha)
Localizado no centro de Madrid, o Palácio Real é um espetáculo de arquitetura, todo branco é considerado o maior palácio da Europa ocidental com seus 135.000 m2. É a residência oficial do rei da Espanha, rei Juan Carlos, e pode ser visitado de out/mar das 10h ás 18h; e de abr/set das 10h às 20h, todos os dias. Fora, está o jardim Campo del Moro que vale também a visita. #diKa, de segunda à quinta a visitação é gratuita, sendo obrigatório apresentar o passaporte de identificação.
2) Palácio de Alhambra - (Espanha)
Este palácio fica na província de Granada, um complexo muralhado, e casa dos mouros muçulmanos que governaram a Espanha por um longo período, hoje está na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. O nome significa "castelo vermelho" e foi construído como uma fortaleza; teve influência da arquitetura romana e em cada canto do palácio há detalhes riquíssimos da cultura árabe. LINDO! Na parte externa temos o maravilhoso jardim Generalife. Perca um dia inteiro para conhecer todos os seus detalhes. O pátio dos leões possui colunas perfeitamente alinhadas, algumas fontes e 12 estátuas de leões. Dizem que o local seja a representação de um signo do zodíaco. Uma #diKA, vá na parte da manhã para aproveitar o dia inteiro no palácio, e para garantir a entrada sem filas, compre o ticket pela internet. Recomendo também um áudio-guia para poder acompanhar através da história cada aposento desse incrível palácio.
3) Palácio de Pena - (Portugal)
Um dos meus palácios favoritos, pelas suas cores tão modernas e divertidas, o castelo fica na região de Sintra, e recomendo comprar os ingressos antes para não pegar fila, porque ele é muito disputado. Ao redor do palácio temos uma área verde e é preciso uma escaladinha amiga para chegar até ele, mas vale a vista! Depois de fazer todo o recorrido pelos aposentos, chegando por último na cozinha do palácio, uma #diKa é provar o chocolate quente (da cafeteria) e apreciar a vista do pôr do sol no terraço, inesquecível!
4) Palácio de Buckingham - (Inglaterra)
Visita mais que obrigatória é conhecer o Palácio de Buckingham, em Londres, residência oficial da rainha Elisabeth, da Inglaterra. Lá acontece também todos os dias a troca da Guarda real, durante a semana às 11h e nos finais de semana, às 10h. Uma #diKa é aproveitando que está por Londres, para conhecer a residência do príncipe Willian e Kate, no Palácio de Kensington, dentro do Hide Park, quem sabe não tem a sorte de encontrar a família real passeando por lá.
5) Torre de Londres - (Inglaterra)
Situado no centro de Londres e ao lado da Tower Bridge, esse palácio medieval que serviu também como fortaleza e prisão, foi considerado a torre do terror, pois era o lugar onde eram presos todos aqueles que ofendiam a monarquia. Há várias salas ornamentadas com objetos da época, inclusive na coleção Armas da Torre, é possível ver objetos como blocos de concreto e machados usados para execução pública; uma das personagens mais destacados que foi executada na Torre Verde foi a rainha consorte Ana Bolena. Hoje, o local abriga as joias da Coroa. Os corvos são os residentes mais famosos do palácio. Segundo a lenda, se os corvos desaparecessem a torre cairia e, com ela, o reino. Com o fim de evitar tal catástrofe, um dos guardas que protegem a torre, conhecido como Ravenmaster (Mestre dos Corvos), cuida deles e corta os extremos de uma das asas para evitar que eles escapem.
6) Palácio de Amalienborg - (Dinamarca)
Indo para a região da Escandinávia, temos o Palácio real de Amalienborg, a residência oficial de inverno dos reis da Dinamarca, em Copenhague. Em estilo rococó, o palácio possui quatro instalações formando uma praça ao centro, e eles estão bem próximo ao rio. Temos também a troca de Guarda, sempre as 12h todos os dias. Após a troca, é possível visitar o museu dentro do Palácio de Christian VIII onde está a coleção real de Federico VII e toda a história e costumes dinamarquês.
6) Casa Rosada - (Argentina)
Considerada a residência oficial da Presidência argentina, a Casa Rosada é assim chamada pela cor de sua fachada foi cenário de muitas manifestações políticas do país. Conta a lenda, que a cor rosa da fachada originalmente era obtida da combinação de tinta de cal com sangue bovino. Utilizando esta última para suas propriedades impermeabilizantes e fixadoras. A arquitetura clássica que mistura estilo francês e italiano é referencia e ponto turístico da cidade e pode ser visitado nos fins de semana e feriados das 10h às 18h, gratuitamente. Não tem como não lembrar da cena de Evita Perón na sacada do palácio: No llores por mi, Argentina!
7) Castelo Alcazár de Segóvia - (Espanha)
Meu "castelinho" favorito, está localizado na cidade de Segóvia, a poucos kilômetros de Madrid e possui uma arquitetura daqueles castelos de contos de fada. A vista do local é muito bonita e está no alto da cidade. Dentro do castelo, não tem nada de muito diferente que os outros, mas é legal subir para ter a visão lá do alto, da cidade. No entanto, o melhor é a vista externa do palácio, e minha secret #diKa é sair do castelo, caminhar á frente após o seu muro e descer uma trilha até a parte baixa da cidade. atravessar a ponte e avistar o castelo lá de baixo, no gramado que faz fundo. Lindão!
8) Castelo Malahide - (Irlanda)
Na Irlanda, tem um castelo mais lindo que o outro, mas o que me chamou a atenção foi esse Malahide Castle, situado em um vilarejo próximo a Dublin e que nos fins de semana abre para os turistas conhecerem tanto a área interna quanto a externa, podendo até fazer um picnic. É perfeito para passar um dia de folga, por isso, caso esteja em Dublin e queira fazer um bate-volta, este é o lugar perfeito.
9) Castelo de São Jorge - (Portugal)
O Castelo considerado o monumento português mais visitado por ano, está localizado na parte alta de Lisboa e tem vista de praticamente toda a cidade. Foi uma fortaleza construída pelos mouros no século XI e logo dominada e reconquistada pelos portugueses. Hoje, o castelo é formado quase por ruínas e é possível caminha por suas muralhas e apreciar os canhões expostos na parte externa. Dentro do Castelo de São Jorge existe uma câmara obscura, um sistema ótico de lentes e espelhos que permite observar em tempo real e a 360 graus a cidade. O nome do Castelo é dado por causa do Santo Patrono de Portugal, que é considerado o santo guerreiro, padroeiro dos cavaleiros e dos militares. Em seu jardim é possível observar nas copas das árvores milhares de pavões descansando, lindoooo!
10) Palácio Ducal - (Itália)
Conhecido como Palácio do Doge é uma obra de arte situada na cidade de Veneza. De arquitetura gótica, está situado na praça de San Marco, um dos principais símbolos da cidade. Antes era a sede do governo e hoje abriga um museu. Uma das pontes mais famosas de Veneza se encontra no complexo do palácio: a Ponte dos Suspiros. Conta a lenda que os condenados à prisão ficavam suspirando na ponte aproveitando seus últimos momentos de liberdade enquanto comtemplavam as maravilhas de Veneza. Na verdade, indo naquela cidade, não tem como não suspirar.
Comentários
Postar um comentário