10 Palácios pelo mundo...

Interessante como os palácios e castelos nos fascinam, talvez porque imaginamos quem poderia ter vivido ali, o que se passava e como tudo acontecia em meio a tanta ostentação e glamour, e a maioria está na Europa. Hoje quero contar sobre os top 10 palácios que visitei e deixo algumas #diKas de passeio e curiosidades sobre os locais. Vamos à lista:

1) Palácio Real de Madrid (Espanha)

Localizado no centro de Madrid, o Palácio Real é um espetáculo de arquitetura, todo branco é considerado o maior palácio da Europa ocidental com seus 135.000 m2. É a residência oficial do rei da Espanha, rei Juan Carlos, e pode ser visitado de out/mar das 10h ás 18h; e de abr/set das 10h às 20h, todos os dias. Fora, está o jardim Campo del Moro que vale também a visita. #diKa, de segunda à quinta a visitação é gratuita, sendo obrigatório apresentar o passaporte de identificação.

2) Palácio de Alhambra - (Espanha)

Este palácio fica na província de Granada, um complexo muralhado, e casa dos mouros muçulmanos que governaram a Espanha por um longo período, hoje está na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. O nome significa "castelo vermelho" e foi construído como uma fortaleza; teve influência da arquitetura romana e em cada canto do palácio há detalhes riquíssimos da cultura árabe. LINDO! Na parte externa temos o maravilhoso jardim Generalife. Perca um dia inteiro para conhecer todos os seus detalhes. O pátio dos leões possui colunas perfeitamente alinhadas, algumas fontes e 12 estátuas de leões. Dizem que o local seja a representação de um signo do zodíaco. Uma #diKA, vá na parte da manhã para aproveitar o dia inteiro no palácio, e para garantir a entrada sem filas, compre o ticket pela internet. Recomendo também um áudio-guia para poder acompanhar através da história cada aposento desse incrível palácio.

3) Palácio de Pena - (Portugal)

Um dos meus palácios favoritos, pelas suas cores tão modernas e divertidas, o castelo fica na região de Sintra, e recomendo comprar os ingressos antes para não pegar fila, porque ele é muito disputado. Ao redor do palácio temos uma área verde e é preciso uma escaladinha amiga para chegar até ele, mas vale a vista! Depois de fazer todo o recorrido pelos aposentos, chegando por último na cozinha do palácio, uma #diKa é provar o chocolate quente (da cafeteria) e apreciar a vista do pôr do sol no terraço, inesquecível!

4) Palácio de Buckingham - (Inglaterra)

Visita mais que obrigatória é conhecer o Palácio de Buckingham, em Londres, residência oficial da rainha Elisabeth, da Inglaterra. Lá acontece também todos os dias a troca da Guarda real, durante a semana às 11h e nos finais de semana, às 10h. Uma #diKa é aproveitando que está por Londres, para conhecer a residência do príncipe Willian e Kate, no Palácio de Kensington, dentro do Hide Park, quem sabe não tem a sorte de encontrar a família real passeando por lá.

5) Torre de Londres - (Inglaterra)

Situado no centro de Londres e ao lado da Tower Bridge, esse palácio medieval que serviu também como fortaleza e prisão, foi considerado a torre do terror, pois  era o lugar onde eram presos todos aqueles que ofendiam a monarquia. Há várias salas ornamentadas com objetos da época, inclusive na coleção Armas da Torre, é possível ver objetos como blocos de concreto e machados usados para execução pública; uma das personagens mais destacados que foi executada na Torre Verde foi a rainha consorte Ana Bolena. Hoje, o local abriga as joias da Coroa. Os corvos são os residentes mais famosos do palácio. Segundo a lenda, se os corvos desaparecessem a torre cairia e, com ela, o reino. Com o fim de evitar tal catástrofe, um dos guardas que protegem a torre, conhecido como Ravenmaster (Mestre dos Corvos), cuida deles e corta os extremos de uma das asas para evitar que eles escapem.

6) Palácio de Amalienborg - (Dinamarca)

Indo para a região da Escandinávia, temos o Palácio real de Amalienborg, a residência oficial de inverno dos reis da Dinamarca, em Copenhague. Em estilo rococó, o palácio possui quatro instalações formando uma praça ao centro, e eles estão bem próximo ao rio. Temos também a troca de Guarda, sempre as 12h todos os dias. Após a troca, é possível visitar o museu dentro do Palácio de Christian VIII onde está a coleção real de Federico VII e toda a história e costumes dinamarquês.

6) Casa Rosada - (Argentina)

Considerada a residência oficial da Presidência argentina, a Casa Rosada é assim chamada pela cor de sua fachada foi cenário de muitas manifestações políticas do país. Conta a lenda, que a cor rosa da fachada originalmente era obtida da combinação de tinta de cal com sangue bovino. Utilizando esta última para suas propriedades impermeabilizantes e fixadoras. A arquitetura clássica que mistura estilo francês e italiano é referencia e ponto turístico da cidade e pode ser visitado nos fins de semana e feriados das 10h às 18h, gratuitamente. Não tem como não lembrar da cena de Evita Perón na sacada do palácio: No llores por mi, Argentina!


7) Castelo Alcazár de  Segóvia - (Espanha)

Meu "castelinho" favorito, está localizado na cidade de Segóvia, a poucos kilômetros de Madrid e possui uma arquitetura daqueles castelos de contos de fada. A vista do local é muito bonita e está no alto da cidade. Dentro do castelo, não tem nada de muito diferente que os outros, mas é legal subir para ter a visão lá do alto, da cidade. No entanto, o melhor é a vista externa do palácio, e minha secret #diKa é sair do castelo, caminhar á frente após o seu muro e descer uma trilha até a parte baixa da cidade. atravessar a ponte e avistar o castelo lá de baixo, no gramado que faz fundo. Lindão! 

 

8) Castelo Malahide - (Irlanda)

Na Irlanda, tem um castelo mais lindo que o outro, mas o que me chamou a atenção foi esse Malahide Castle, situado em um vilarejo próximo a Dublin e que nos fins de semana abre para os turistas conhecerem tanto a área interna quanto a externa, podendo até fazer um picnic. É perfeito para passar um dia de folga, por isso, caso esteja em Dublin e queira fazer um bate-volta, este é o lugar perfeito.

9) Castelo de São Jorge - (Portugal)

O Castelo considerado o monumento português mais visitado por ano, está localizado na parte alta de Lisboa e tem vista de praticamente toda a cidade. Foi uma fortaleza construída pelos mouros no século XI e logo dominada e reconquistada pelos portugueses. Hoje, o castelo é formado quase por ruínas e é possível caminha por suas muralhas e apreciar os canhões expostos na parte externa. Dentro do Castelo de São Jorge existe uma câmara obscura, um sistema ótico de lentes e espelhos que permite observar em tempo real e a 360 graus a cidade. O nome do Castelo é dado por causa do Santo Patrono de Portugal, que é considerado o santo guerreiro, padroeiro dos cavaleiros e dos militares. Em seu jardim é possível observar nas copas das árvores milhares de pavões descansando, lindoooo!

10) Palácio Ducal - (Itália)

Conhecido como Palácio do Doge é uma obra de arte situada na cidade de Veneza. De arquitetura gótica, está situado na praça de San Marco, um dos principais símbolos da cidade. Antes era a sede do governo e hoje abriga um museu. Uma das pontes mais famosas de Veneza se encontra no complexo do palácio: a Ponte dos Suspiros. Conta a lenda que os condenados à prisão ficavam suspirando na ponte aproveitando seus últimos momentos de liberdade enquanto comtemplavam as maravilhas de Veneza. Na verdade, indo naquela cidade, não tem como não suspirar.

Comentários