O dia 8 de março é um dia importante para lembrarmos das diversas lutas das mulheres pelos direitos da igualdade e de seu reconhecimento. Conhecemos muitas mulheres famosas que fizeram histórias nesta revolução, porém não podemos nos esquecer das milhares de mulheres "invisíveis" que fizeram parte dessa luta e ganharam espaço numa sociedade dominada por homens. E como exemplo, deixo aqui algumas curiosidades sobre essas mulheres guerreiras, que se atreveram a quebrar as regras e que nos inspiram a cada dia, no Brasil e no mundo:
- Primeira mulher papisa
Iohannes Anglicus, ou simplismente, Joana, foi a primeira e única mulher a exercer o poder máximo da Igreja Católica na época de 850 d.C. A história consta que ela se disfarçou de homem para ascender na hierarquia católica até conseguir ser eleita papa.
- Primeira mulher a dar a volta ao mundo em bicicleta
Annie Londonderry em 27 de junho de 1894, partiu em sua viagem, com apenas 24 anos de idade, usando um espartilho e uma longa saia. Conseguiu o feito chegando em 12 de setembro de 1895, com catorze dias de antecedência do prazo estabelecido.
- Primeira mulher programadora
Ada Lovelace é considerada a primeira programadora da História. Em 1842, após traduzir um artigo sobre máquina analítica, Ada implementou uma sequencia de algoritmos após computar a Sequencia de Bernoulli e anotar uma classificação alfabeticamente de A a G. Ela era a única filha legítima de Lord Byron, o poeta literário.
- Primeira mulher a se divorciar no Brasil
Arethuza Figueiredo Henrique Silva de Aguiar foi a primeira mulher a conseguir o divorcio no Brasil, em 1977. Isso aconteceu em plena ditadura quando a mulher, mesmo infeliz com o casamento, era obrigada a manter os padrões sociais e a "reputação" familiar.
- Primeira mulher a usar calça no Brasil
Dona Elvira Kenski foi a primeira mulher a usar calça comprida, em Curitiba, no ano de 1930, causando um alvoroço na cidade. A moda já era usada na França, após a Revolução Francesa, mas foi através de Coco Chanel que a moda ganhou o mundo e revolucionou a vestimenta feminina.
- Primeira mulher policial
Hilda Macedo foi a primeira mulher comandante do policiamento especial feminino no Brasil, em 1955, formando o primeiro núcleo feminino na Guarda Civil do Estado de São Paulo.
- Mulher que inventou o rock n'Roll
Sister Rosetta Tharpe, em 1938 é considerada a verdadeira criadora do gênero musical, em 1938, nos Estados Unidos. Ela foi inspiração de muitos cantores que sucederam a cantora, como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Aretha Franklin.
- Primeira cerveja foi criada por mulheres
O lúpulo, um dos principais ingredientes da bebida, foi descoberto pelas mulheres há 11.000 anos, enquanto elas cuidavam da casa e da comida e os homens iam caçar. Um brinde a essas maravilhosas!!!
- Primeiro time de futebol feminino
Aqui no Brasil, o time Araguari Atlético Clube é considerado o primeiro clube brasileiro a formar uma equipe feminina. Já no mundo, mais exatamente, em Londres, Nettie Honeyball foi a mulher que formou o primeiro time de futebol feminino na história, em 1863.
- Primeira mulher boxeadora
Em 1714, em Londres, Elizabeth Wilkinson se tornou a primeira campeã registrada na história a ganhar um torneio de boxe. Um nocaute no preconceito!
- Primeira mulher treinadora de um time de futebol masculino
Claudia Malheiro, no ano de 1999 no Brasil, foi a primeira técnica mulher a treinar uma equipe masculina de futebol, o Vasco-AC. E apesar de muitos preconceitos, mostrou seu trabalho dentro de campo e fez vários gols para a igualdade no esporte.
- Primeira mulher a vestir um terno
A alemã Marlene Dietrich, era atriz e em 1920 foi a primeira mulher a usar um terno, causando uma grande alvoroço ao aparecer em público com a roupa.
- Primeira mulher tatuadora
Maud Wagner, americana, foi a considerada a primeira tatuadora mulher da história, em 1911.
- Primeira lésbica
Anne Lister é considerada a primeira lésbica da era moderna, antes mesmo do termo "lésbica" ser cunhado, no século 19, na Inglaterra. Anne foi empresaria, alpinista e, às vezes, se aventurava na política, e escreveu um diário onde confidenciava todas as suas aventuras amorosas.
- Primeira mulher a ter diploma
A italiana Elena Lucrezia Piscopia Cornaro recebeu o primeiro diploma na Universidade de Pádua em 1678, aos 25 anos de idade. Ela se formou em Filosofia e Música e também se dedicava aos estudos da Matemática. Depois, ela se tornou professora na própria Universidade.
- Primeira mulher a usar biquini
Em 1946, Micheline Bernardini, com 18 anos rompeu os padrões clássicos da mulher recatada e do lar e usou o primeiro biquini à beira da piscina Molitor, na capital francesa.
- Primeira mulher a dirigir um carro
Bertha Benz, em 1888 foi a primeira mulher a dirigir um carro, na história. Já em 1889, a duquesa francesa Anne d'Uzén foi a primeira mulher do mundo a obter a habilitação para dirigir.
- Primeira mulher a pilotar na F1
Maria Teresa de Filippis, uma italiana, de Nápoles, foi a primeira mulher a pilotar um carro de Fórmula 1, em 1958. Ela participou de vários torneios da Itália, e com isso conseguiu acelerar na conquista da mulher, na categoria.
- Primeira mulher presidente no Brasil
Dilma Rousseff, em 2010 foi eleita pelo voto democrático, a primeira mulher a presidir um país na história do Brasil.
- Primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel da Matemática
A americana Karen Uhlenbeck, de 76 anos é considerada a primeira mulher a receber o prêmio Nobel de Matemática moderna, em 2019.
- Primeira mulher presidente da OMC
A nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala tornou-se a primeira diretora-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), e isso exatamente agora em 2021!
(Todas as fontes são confiáveis. Precisando, escreva-me)
Comentários
Postar um comentário