Quer viajar? Então vamos planejar!


Quer preparar sua viagem, sem risco e sem esquecer de nada? Então, vem comigo e segue esses conselhos super práticos com #diKAs para arrumar as malas e fazer o checklist para uma viagem tranquila e inesquecível!

Então, agora é hora de fazer planos para a pós pandemia, um bom momento para pensar e organizar aquela viagem internacional tão sonhada e esperada, depois de um longo período de resistência na quarentena! SIM! Você merece passear e conhecer aquele lugar incrível que tanto sonhava. Por isso, para que tudo dê certo, é fundamental se preparar antes e não deixar nada pendente! 

Os 10 pontos que listei abaixo, são básicos para qualquer viagem. E mesmo para você que acha que o que vale é o improviso do momento, vale a pena se organizar o mínimo possível pois, eu garanto que com essas #diKAs, poupará muita dor de cabeça, tempo e dinheiro, pois, convenhamos, o que vale na viagem é estar relaxado e aproveitar cada momento. Vamos às etapas!

1- CONFERIR PASSAPORTE

Antes de qualquer coisa, caso for fazer uma viagem internacional, verifique se seu passaporte está no prazo. Ele deve estar com a data de expiração até 6 meses antes do início da sua viagem, ou seja, ele caduca 6 meses antes de expirar. E caso for viajar para a America Latina ou mesmo dentro do Brasil, o RG, tem que estar com uma foto recente (não vale quando era criança). Ah, e caso vá viajar com filhos, deve providenciar a documentação e autorização com antecedência.

2- ESCOLHER O DESTINO

Sim, parece obvio, mas para mim, a parte mais difícil da viagem é decidir qual o destino, sempre fico na dúvida ao escolher os lugares, se será uma cidade cara ou barata. Por isso, é  importante listar o destino e a rota que deseja fazer, seja de carro, moto, de ônibus ou avião. Isso vale para poupar tempo e dinheiro com o transporte e saber qual o meio mais viável e barato. É importante saber seguir seu coração, mas também o seu bolso e o que vale a pena nesse momento, se é cidade, praia, montanha ou deserto. Escolhido o destino, agora fica mais fácil!

3- PASSAGEM

Agora vamos para a busca das passagens, apesar que muita gente (eu), escolhe o destino, às vezes pelas passagens mais baratas, conte com a sorte mesmo! E em muitos casos, vale muito a pena! Entre nos principais buscadores de passagens (Decolar, Kayak, Skyscanner, Google voos...) e faça a busca em pelo menos dois para comparar o mais barato. Ás vezes, ocorre de ter voos alternativas de companhias aéreas que fazem escalas, sai mais em conta do que ir em voo direto. No entanto, não caia na furada, a não ser que tenha muuuuita disposição e que compense muuuuito, de comprar voos com muitas escalas. E #diKA importante: ver também se o país que fará a primeira escala exige visto, por exemplo, se você está no Brasil e quer ir para Portugal, mas pegou um voo que pára em Miami, lá te exigirão o visto americano, mesmo fazendo apenas uma conexão no país. Por isso, fique atenta às passagens muito em conta. 

4- FAZER ROTEIRO POR DIAS

Ok, depois de escolher o destino, e com as passagens já garantidas, fica mais fácil traçar o roteiro da viagem. Pense nos pontos que deseja conhecer e nos lugares que não pode deixar de visitar. Crie uma planilha simples no excel, com os dias que pretende viajar e em cada dia, liste os lugares que poderia conhecer. Uma #diKA: não liste muitos pontos turísticos em um mesmo dia, pois certeza não dará tempo. Calcule as proximidades de cada um. Por exemplo, se vai ver alguma região, abra o Google Maps e busque o que tem ali por perto e o que dá para fazer a pé, sem precisar ir do norte ao sul no mesmo dia. Seja sensata e aproveite o dia, sem ter que ficar camelando e correndo e perdendo tempo em transportes. Lembre-se a ideia é curtir e relaxar. Outra #diKA é pesquisar os locais turísticos famosos e concorridos que deseja visitar, e ver se eles vender online, daí você pode agendar sem precisar pegar fila! Já economiza tempo e garante sua visita.

5- RESERVAR HOSPEDAGEM

Conhecendo o lugar e feito o roteiro, agora é o momento de pensar onde se hospedar. Independente de onde deseja ficar, seja hotel, airbnb, hostel, couchsurfing, pousada... é importante verificar antes se há lugares disponíveis para a data desejada. Dependendo da temporada é necessário reservar com muita antecedência, ainda mais em cidades turísticas e em lugares tops, no centro ou frente ao mar. Veja qual é seu perfil e faça uma busca na internet, há vários sites de pesquisa de hospedagens. E até mesmo se você for ficar no sofá, na casa de um amigo, é importante predefinir as datas e avisá-lo com antecedência para que se prepare com a sua chegada.

6- FECHAR SEGURO VIAGEM

Independente de qual país for visitar, é importante fechar um seguro viagem. Parece que não é importante, só porque você é jovem e está bem de saúde, mas além de ser primordial, caso haja uma emergência, muitos países europeus, por exemplo, exigem logo na imigração, que se tenha um seguro viagem, ainda mais agora em tempos de pandemia. Por isso pesquise com calma. O valor dependerá dos dias e do destino que pretende viajar. 

7- COMPRAR CHIP SIMCARD

Nossa, essa aqui é uma super #diKA: compre um chip internacional (simcard) para colocar no seu celular, é independencia! Sério, salva muito a vida, principalmente se você tem tudo online e quer consultar o google maps, um restaurante ou bar legal na região para conhecer ou queira saber o itinerário de algum ônibus, trem, quebra um galho estar conectada. Ou até mesmo se está em um país que desconhece totalmente o idioma, google translate é de grande ajuda. Falo por experiência própria! Não dependa só do wifi das redes de fast food, porque muitos lugares a conexão é pessima.

8- TROCAR DINHEIRO

Essa etapa pode deixar para fazer mais perto da viagem, já que o dólar e o euro não estão tão favoráveis à compra com antecedência. Feito o roteiro, você saberá mais ou menos onde vai, e o que vai gastar, por isso fica mais fácil calcular o valor total que levará na viagem. Recomendo levar um pouco em espécie e um pouco em cartão pré pago de viagem (TravelMoney). Este último, vale pela segurança, no entanto, é o que tem mais taxa na hora de usar. Por isso, acho que vale a pena pensar nas duas opções, até porque há lugares que não aceitam cartão de crédito, somente pagamento em cash. 

9- IMPRIMIR DOCUMENTOS

Chegou a hora de imprimir ou guardar em um arquivo, no celular todos os documentos que comprovem sua viagem, para não ter problema  e ser admitido como turista. São essas as principais comprovações que tem que ter em mãos: 

- passagem de ida e volta;

- comprovante de hospedagem de todos os lugares que vai ficar;

- comprovante do valor em dinheiro que está levando;

- comprovante do seguro viagem;

- o roteiro da viagem;

- xerox do passaporte para levar na carteira;

- caso tenha algum vínculo aqui no país, levar uma documentação que comprove, (por exemplo a carteirinha da faculdade, uma carta da empresa que trabalha, ou xerox da carteira de trabalho).

10- FAZER AS MALAS

Ebaaa, agora a melhor parte: preparar as malas! Pesquise antes qual o tempo que estará na região, e leve peças coringas que possa variar durante o dia e à noite. Fique atenta ao que pode levar e não levar na mala de mão. Já na mala despachada preste atenção ao peso permitido e uma #diKA: menos é mais. 

#Partiu! Agora é aproveitar e se divertir! Independente do destino, se vai viajar sozinha ou acompanhada, o que vale é a disposição e entrar no clima de conhecer novas culturas, uma nova gastronomia, novas pessoas, novos caminhos e saiba que sempre voltará com uma experiência para contar. Espero ter ajudado. Boa viagem! Embarque imediato!

Comentários