Sobre cultura espanhola, quero lhes apresentar, (pra mim) a melhor festa, que já participei da Espanha, a Festa de San Isidro que é celebrada na capital, Madrid justamente no dia de hoje, 15 de maio, mas rola a semana inteira e termina no domingo com queimas de fogos! Excepcionalmente este ano não teve (uma peninha...) por causa da quarentena mas vou aqui contar um pouco sobre ela.
É tradição, antes visitar a Igreja e tomar a "agua del santo" que brota de uma bica ao lado da igreja, pois dizem que faz milagres. Segundo a lenda, San Isidro possuía o dom de encontrar água facilmente, e por isso, a celebração em honra ao santo tem relação com a água.
O santo celebrado é San Isidro, o patrono de Madrid e a festa ocorre especificamente no bairro de Carrabanchel, onde está a igreja de San Isidro e uma "pradera" onde ficam as enumeras barracas de comidas e bebidas da festa e as pessoas podem ficar sentadas e descansar enquanto apreciam a festa.
![]() |
Pradera |
É tradição, antes visitar a Igreja e tomar a "agua del santo" que brota de uma bica ao lado da igreja, pois dizem que faz milagres. Segundo a lenda, San Isidro possuía o dom de encontrar água facilmente, e por isso, a celebração em honra ao santo tem relação com a água.
Um das figuras mais conhecidas e que desfilam na festa é o chulapo e a chulapa, um casal tipico com roupas muito tradicionais, que dançam chotis* durante a festa. É muito comum encontrar nas ruas pessoas e crianças vestidos de chulapos, e as mulheres não podem deixar de usar o cravo vermelho no cabelo, símbolo de San Isidro. Já fui logo garantir a minha flor! ;)
Agora falando da parte mais ...digamos recheada, o que não falta nessa festa é comida e ainda melhor, gostosa! Há barracas de tudo que é gosto, desde azeitonas à tripas e cochinilho assado além da tradicional paella espanhola! Não sei como não saí rolando de lá porque queria provar de tudo, vale muito a pena!
Ahhh e claro, não pode deixar de experimentar as famosas rosquinhas de San Isidro. As mais tradicionais são a "la lista"e a"la tonta". Esse nome se deve porque a "la lista" é banhada com açúcar fondant e a "la tonta" não é banhada rsrsrs. Mas tem as de Santa Clara, com merengue e a francesinha com amêndoas. São sequinhas e muito crocantes! Eu prefiro la lista ;)
Já para beber temos a "la clara" uma cerveja com limão e a limonada feita de vinho, limão, açúcar e pedaços de fruta!!!!
Além das comidas e bebida, há ainda os palcos de música onde rola shows ao vivo, o dia todo e costumam estar na Pradera e também na Plaza Mayor. Bem no centro da cidade juntam os pés-de-valsa, casais (a maioria senhoras chulapas) que dançam vestidas com os trajes típicos ao lado dos bonecos gigantes e cabeçudos (iguais os de Olinda hahaha), a cidade toda sai em festa pelas ruas, muito alegre e bonito de se ver, não tem como não se contagiar.
O final da festa acontece no Parque del Retiro com a queima de fogos de artificio.
Enfim, é um passeio para se fazer em família, acompanhado, com amigos ou sozinho... de todas as formas da pra aproveitar. Ela me contagiou e roubou meu coração, e por isso sempre serei fiel a San Isidro! Acho que a partir dessa festa me senti um pouco mais madrilhena! :D
Deixo aqui embaixo um vídeo com a musica tipica chamada Madrid Chotis, de Melón Jimenez.
Comentários
Postar um comentário