Viagem Reino Unido - Londres II

Londres é uma cidade cheia de cantinhos escondidos, e nesse período que vivi fazendo intercâmbio nessa cidade, pude desfrutar e explorar um pouco desses lugares e do cotidiano, juntamente com seus moradores, confesso que achei bem descolado o modo de vida londrino, e perfeita demais. Acho que a música de Caetano Veloso me representa: 
"I'm wandering round and round, nowhere to go
I'm lonely in London, London is lovely so
I cross the streets without fear
Everybody keeps the way clear..."

Continuando os passos por Londres, já começo a falar aqui da vossa Majestade, a Rainha Elizabeth e o palácio de Buckinghan. É possivel acompanhar a troca de guarda todas as segundas, quartas, sextas e domingos as 11hs até o fim de setembro. No verão (junho/julho) a troca ocorre diariamente. É interessante a cerimômia vendo todos aqueles soldados (de chumbo) no ritual de guarda do Palácio.
Outro palácio interessante para visitar é o de Westminster ou popularmente chamado Casa do Parlamento, que fica ao lado do Big Ben. No entanto, há alguns periodos do ano para visita. Não tive a oportunidade de conseguir entrar, mas parece ser bem interessante. Se informe antes de ir.
Falando um pouco de arte e cultura, um dos points principais de Londres é o Shakespeare Globe perto do metrô Station London Brigde e o Open Air Theatre, são dois teatros ao ar livre que vale a pena visitar.
Na parte literária recomendo visitar a British Library, a livraria nacional onde está guardada a carta magna, o livro original "Razão e Sensibilidade" de Jane Austen  e obras de Lewis Carroll originais!
No esporte Londres se destaca por ja ter sido sede dos jogos Olimpicos em 2012 e também por ter bons times de futebol. Para quem gosta, vale a pena visitar os entornos do Estádio de Wemblend Park que fica um pouco mais retirado do centro. Desça na estação de trem do mesmo nome do estádio e já dará de cara com ele. Pertinho dali tem uma loja de chocolate da Lindt, muito boa também para uma comprinha. :)
Seguindo agora para a música, não podemos esquecer que Londres é a casa da maior banda de todos os tempos, os Beatles. E nada mais clichê, mesmo não sendo fã da banda é ir visitar a Abbey Road, a gravadora dos Beatles e onde está localizada a faixa de pedestre mais famosa do mundo. Divertido, só tenha cuidado, pois mesmo sendo uma zona residencial, a rua passa tráfego normal e pode ser que algum londrino, não tenha muita paciência em esperar tirar uma foto atravessando a rua. #diKA, para chegar até la de metrô a melhor opção é descer na estação St John’s Wood, da linha Jubilee do metrô.
Voltando para a área dos museus (confesso, que o que mais me impressionou em Londres foi a quantidade de museus de vários tipos de gostos!) gostaria de indicar um dos que foi meus favoritos que é Museu da Ciência (Science Museum), localizado perto do metrô Gloucester Road e também do Museu de Historia Natural. O museu é bem interativo e diversificado, e além disso, grátis!
 Outro museu interessante é o Victoria e Albert Museum, um museu de arte decorativa e designer. A há varias alas, por isso recomendo entrar no site  https://www.vam.ac.uk/visit#families e baixar o mapa.
Londres possui inúmeras igrejas e catedrais, aqui vou citar apenas duas  das mais conhecidas: uma é a Abadia de Westminster (Westminster Abbey), anglicana e onde foi realizado o funeral da princesa Diana. E a outra é a Catedral de St Paul. onde foi realizado o casamento da princesa Diana, também anglicana. Esta é possível assistir as missas cantadas (Eversongs) gratuitamente, e ainda ver o terceiro maior órgão do Reino Unido, com 7.189 tubos e cinco teclados.
Aqui deixo uma #diKA para todos os "vermelhos" (só os fortes entenderão hahaha). Visitar o túmulo de Karl Marx. Ele está no cemitério Highgate, parte oriental da cidade e para chegar lá deve-se pegar o metrô linha Northem Line e descer na estação Archway Station, e dar um passeio de uns 10 minutos pelo Waterlow Park até chegar na entrada do cemitério. Não é nada sinistro, pelo contrário, o cemitério tem um aspecto antigo com estátuas de anjos e lápides bem antigas, bonito com um ar bucólico com as tumbas seculares, vale dar uma olhada nas datas de sepultamento. Logo na entrada, é possível pegar o mapa do local onde está Marx. Há uma estátua dele, mas o onde ele está realmente enterrado é mais a frente. Bem interessante a visita e foge um pouco do foco turístico capitalista. :P
Uma região que acabei deixando para o final é a Little Venice, situada próxima a estação de Paddington. Essa região, saem barquinhos para passear pelos canais da cidade, uma mini Veneza dentro de Londres. Aos arredores há algumas lanchonetes bem descoladas.
Não poderia deixar de indicar mais dois lugares, fundamentais se está visitando Londres. Um é a Tower Bridge o cartão postal da cidade que cruza o Rio Tâmisa, suntuosa, maravilhosa, esplendida... impossível não ficar admirado diante dela.
E a outra atração que fica bem do lado é a Torre de Londres (metrô Tower Hill), esse lugar histórico é o antigo  Palácio e Fortaleza real fundado em 1066, e fazer uma visita nele é entrar na história medieval. La é onde estão guardadas as joias da Coroa. Foi feita como prisão durante a Primeira e a Segunda Guerra. Ali também foi palco de uma das execuções mais famosas do Reino Unido, a decapitação de Ana Bolena, em 1536. Importante garantir um áudio guia, caso não queira participar de uma visita-guiada que acho muito válida!
Por fim, e claro nem um pouco menos importante, não deixe de visitar os milhares de pubs de Londres, são muitos, a única coisa que vou recomendar aqui é se jogar e aproveitar ao máximo tudo o que a cidade tem para oferecer. I love London!


E caso não tenha lido as diKAs do Londres I, aqui segue o link: :)

Comentários