Viagem Mexico - Playa del Carmen / Tulum

Paraíso. Essa é a palavra que  resume dessa viagem incrível por Playa del Carmen e Tulum, no México.
  • PLAYA DEL CARMEN
Transporte:
Chegando do aeroporto de Cancún, pode pegar o ônibus da empresa ADO que sai  para Playa del Carmen de hora em hora e demora menos que 1h30, custa em torno de US$ 10. #diKA: guarde umas moedas porque o cara que te "ajuda" a colocar e tirar a mala do bagageiro do ônibus vai querer uma caixinha... No México inteiro é assim, fique já preparadxs.
Hospedagem:
A melhor localização é perto da 5ª Avenida. Fiquei hospedada no hotel Illusion Boutique Hotel, pois era meu aniversário e queria me dar um pouco de luxo, foi perfeito!
Essa região possui muitos bares, restaurante e lojas e claro, atraem muitos turístas. Próximo a 5ª avenida está o badalado Coco Bongo, bares temáticos como Frida Khalo, o La Bodeguita del Medio um bar cubano (onde comemorei meu aniversário), e muitos outros bares noturnos e restaurantes interessantes para conhecer.
Bom, agora falando de praias, fugindo da badalada e turística Cancún,  Playa del Carmen é maravilhosa, aconchegante e o mar (apesar das algas) é bem transparente e tranquilo. Há vários bares a beira da praia que disponibilizam espreguiçadeiras e tendas para tomar sol.  Para ficar  de boa a beira mar, basta ficar em alguma tenda e usufruir, elas são dos bares e consumindo qualquer coisa, é gratuito o uso. Playa del Carmen é perfeita para passar o dia (na praia) e a noite (bares e restaurantes). Não deixe de provar guacamole na praia!
Dinheiro: 
Uma dica é levar dólar e fazer a troca no aeroporto Internacional do México. A taxa lá é muito mais vantajosa do que trocar aqui no Brasil. Há várias casas de câmbio, por isso antes de comprar, dá uma olhada nos preços de algumas agências.
  • TULUM
Transporte:
Para ir a Tulum a partir de Playa de Carmen basta pegar as vans (transporte coletivo) que saem do centro da cidade entre a calle 2 e a avenida 20 e 25,  por um preço bem econômico fazem paradas em várias praias. Descendo em Tulum, já encontra varias agências de turismo para os passeios pelas ruínas maias. Recomendo e não tem como fugir muito, o preço não varia. A maioria dá direito a conhecer as ruínas e ao passeio de barco com mergulho no segundo maior arrecife de corais.
Da bilheteria do parque até as ruínas, tem uma pequena trilha. As ruínas da Riviera Maya estão espalhadas por toda a parte do sitio arqueológico. A Pirámide del Castillo  é um cenário a parte, à beira do mar, e faz pensar em como vivia essa civilização.
Descendo à praia em Tulum, pegamos o barco para fazer o mergulho. Impressionante a vida marítima, inclusive é possível ver  tartarugas marinhas nadando bem próximo ao barco, só não é permitido chegar muito perto, mas a vista é incrível, aquele mar azul e transparente.
Depois do mergulho, fique a vontade na praia, curtindo aquela "piscina" de águas quentinhas e cristalinas. Só sei de uma coisa: preciso voltar a esse paraíso natural.
  • CHICHÉN ITZA
Outro ponto turístico fundamental para conhecer partindo de Playa del Carmen é Chichén Itza, inclusive, assim que desembarca no aeroporto de Cancún, o que mais tem é gente oferecendo passeios guiados a esse lugar. Mas uma #diKA: fuja dessas ofertas, a menos que esteja sozinhx, mas caso contrario, vale a pena alugar um carro ou pegar um passeio com grupo reduzido de pessoas, de no máximo 6.  Fui nessas excursões, e já demorou a espera para todos chegarem, ainda paramos em outro lugar para dividir os grupos, e seguimos.  A primeira parada foi em uma cidadezinha próxima, no cenote Suytun,  em Yucatán, onde pudemos descer para entrar no cenote, tem que conhecer um dos diversos que existem na região.
Fizemos uma pequena parada em um restaurante para almoçar, bem simples e tardamos ainda mais, esperando todos comerem... Mas a comida é gostosa e deu para abastecer e refrescar um pouco. La nos ofereceram um licor de anis e mel, uma delicia e ainda dá pra levar.

Em seguida chegamos ao local mágico de Chichén Itza, Patrimônio da Humanidade pelo UNESCO, o custo do acesso é de $65 pesos. Parece um deserto pelo calor e sem nenhuma sombra, importante andar com um guia turístico para não perder a história do lugar. O parque é enorme e a grande pirâmide mais conhecida como a Kukulcán é o ápice do passeio. Parando em um ponto estratégico, é possível gritar ou bater palma e ouvir o eco do outro lado, bem interessante!
Na volta ainda paramos em uma cidadezinha para comer um churros "con relleno" e retornamos a noite para Playa del Carmen, exaustos mas felizes! Uma aventura e tanto conhecer a história local e respeitar os antepassados das antigas civilizações.

Comentários