Viagem Brasil - Maceió

 E em tempo de férias, lembrei daquela música..."Ai que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió."

Tão booooom!!! Maceió, destino perfeito para umas boas férias com praias maravilhosas, comida gostosa e verão praticamente o ano inteiro. Tenho dica, caso esteja pensando visitar essa região.

Praias, são várias, uma melhor que a outra.  Abaixo vou listar só algumas que consegui conhecer. Como dizem no twitter, segue o fio!

Praias de Pajuçara, Praia de Ponta Verde e Praia de Jatiúca. Essas três, estão uma ao lado da outra e se localizam no centro "fervo" de Maceió. A de Pajuçara é onde está a feirinha de artesanato, e também as piscinas naturais. Você pode pegar um barquinho que te leva até lá quando a maré está baixa, incrível de gostoso. 

A Praia de Ponta Verde, está bem na ponta que divide as duas outras praias, e tem o farol. E quando a maré está baixa dá pra ir até lá, só cuidado com os arrecifes. E lá também tem, adivinha? Piscinas naturais! Tem que ir, sem desculpa.

Indo mais ao norte, temos a Praia do Francês, a Praia Barra de São Miguel e a Praia do Gunga. Estas são as mais tops. 

Mas confesso que adorei a Praia do Gunga pelo seu  lado mais rústico e deserto. Há uma faixa de areia e logo atrás, dezenas de coqueiros e mais nada. 

Agora subindo ao sul, nos deparamos com uma estátua de uma sereia no meio do mar, que nos indica que lá é a Praia da Sereia, uma faixa estreita de areia, mas bem bonita de se admirar.

E logo, temos a Praia de Paripuera, com aquele mar verdinho e tranquilo. O esquema? É ficar ali tomando um sol se refrescando com uma deliciosa água de coco verde. 

Bom, mas além das praias, Maceió tem muito mais coisa pra se conhecer, como por exemplo a Feira de Artesanato na Rua das Rendeiras, no Pontal da Barra. Lá, você pode observar as mulheres tecendo lindos trabalhos enquanto ficam sentadas, conversando na rua.

Não sei se sabe, mas o famoso Aurélio, sim, aquele do dicionário da língua portuguesa, era alagoano e no museu do Palácio Marechal Floriano Peixoto tem raridades como anotações de verbetes do próprio punho do autor, bem interessante. O palácio é lindo e fica em frente a uma praça, lá também não podia faltar a história de um dos nossos presidentes, Floriano Peixoto.

Saindo do Palácio, e descendo um pouco mais a rua, você se depara com o Mercado de Artesanatos da Estação e alimentos, na antiga estação de trem, é lugar muito original e foge um pouco desse lado turístico. O mercado é incrível e tem um espaço aberto bem legal pra andar tranquilamente. Lá você vai encontrar de tudo, banana, cará, rede de dormir, souvenir, chapéu e sandália de couro, queijo do norte... vale a visita e fazer umas comprinhas.

Outro passeio interessante é conhecer a Foz do Rio São Francisco, quando ele se junta com o mar. Pra isso, tem que ir até a cidade de Piaçabuçu, onde foi filmado "Deus é Brasileiro", uma graça de cidade que faz divisa com o estado de Sergipe. Dessa cidadezinha, saem os passeios de barco até a foz. Emocionante tomar banho de água doce observando o mar. Só não vale ir até o mar, pois a corrente é forte e perigosa.

Faltou só a oportunidade de conhecer Maragogi que é uma das mais belas praias do litoral do Nordeste, e depende do período da maré para ir conhecer e aproveita suas piscinas naturais, mas não vai faltar oportunidade, na próxima e terá um post especial só dela!

Maceió é o paraíso das águas, um lugar para um perfeito relax.

Comentários