Viaje sozinha, sim!


Um conselho? Viaje sozinha, pelo menos uma vez na vida! É sério, depois você vai querer fazer isso mais e mais vezes. Preparei esse texto, especialmente para aquela mulher (e para muitos homens também) que nunca teve coragem de viajar sozinha. Tenho aqui algumas dicas e quero estimular a pegar a mala/mochila e partir para seu destino dos sonhos, somente com a sua companhia.

E a primeira coisa é: tira esse medo de estar sozinha! Sua viagem vai valer cada minuto e pode apostar, que você não se sentirá só. O tempo que você fica com você é precioso, te fará apreciar a solitude, a ficar em paz com seus pensamentos e você poderá decidir por si só o que bem entender e der na telha.

Escolha um destino onde o lugar seja um pouco mais movimentado e não muito suspeito. Confie no seu feeling ou sexto sentido. Para quem nunca teve essa experiência, aconselho um lugar mais "pop" onde você encontrará, com certeza, muitos viajantes também.

Faça um bom planejamento antes de viajar. Te poupará tempo, dinheiro e preocupação. Faça um roteiro diário dos lugares que deseja ir e organize num mapa as localidades próximas e quais os meios de transportes que estão disponíveis. Não se atenha tanto ao roteiro, é mais para você ter um controle, nada impede de incluir uma nova sugestão de lugar, indicada por algum local. A vida também tem seus improvisos. 

Uma boa #diKA é se hospedar em hostel, próximo ao centro ou próximo às principais atrações da cidade. Costuma ser bem requisitado e um pouco mais caro, mas vale cada centavo! Hostels costumam ser mais baratos em quartos compartilhados e a maioria costuma fazer happy hour ou organizar passeios em grupos, o que é uma interessante oportunidade para fazer novos amigos. ;)

Leve seus documentos e poucas coisas, nada de valor. Para qualquer viagem o ideal é ter peças básicas e práticas, e menos é sempre mais, ou seja, menos peso e mais praticidade e espaço para trazer suas lembrancinhas. 

Em cada lugar, se permita conhecer as pessoas locais, peça ajuda, sugestões de lugares legais pra conhecer. Se permita conhecer outros viajantes e seja cara de pau também, para se convidar nos passeios. Muitas cidades oferecem serviços de free tour (gratuitos, com uma gorjeta, claro!) e nessas, você pode passar horas na companhia de um grupo e fazer novas amizades. 

Imprevistos também acontecem, mas não se desespere. Tenha alguns telefones úteis caso passe mal, ou precise de ajuda. Importante localizar farmácias próximas, no caso de algum piriri. E se perdeu algum voo, transporte ou a mala, vá ao balcão da companhia de transporte e resolva com o atendente, sem pânico. Mantenha contatos com seus amigos e família via WhatsApp, internet e informe sempre que possível seu roteiro. É importante deixá-los tranquilos também do outro lado.

Ande sozinha pela cidade, entre sem receio, naquele restaurante que você quer, mas acha que sozinha fica chato. NÃO! Entre, e curta observar o ambiente e a comida maravilhosa. Aconteceu uma vez de entrar em um dos restaurantes mais tops de Amsterdam e acabei fazendo super amizade com o garçom que me servia quase que toda hora, dando muita atenção. No começo parece que todos estão te olhando, mas logo passa essa neura e nada como uma taça de vinho ou um copo de cerveja, pra você curtir o momento e se deliciar. Acredite, todos te acharão o máximo!

Se perca nas ruas, se permita escolher entre virar à direita ou à esquerda, a ir naquele parque tomar sol, ao invés daquela galeria de artes. Uma das vantagens de estar sozinha é que você que decide seu roteiro. E caso se perca, não tenha medo de pedir ajuda a pessoas que achar de confiança. Preste sempre atenção se está sendo seguida ou se alguém suspeito está te observando. Caso, ache estranho, entre em algum estabelecimento público e peça ajuda. O mundo é bem real e nem sempre há pessoas de bem. Cuide de seus pertences e tenha cuidado também com pessoas que te abordam do nada, na rua. Estar alerta é uma regra universal aqui ou em qualquer parte do mundo.

E por fim, na hora de tirar fotos, faça selfies, e também se prontifique a fotografar a outras pessoas e que a pessoa tire também sua. Reciprocidade de viajante. ;) 

Viajar sozinha, seja qual for o destino, é uma viagem incrível e libertadora. Mas antes de partir, você precisa se permitir! Pode ser que você sinta falta de compartilhar aquela paisagem com alguém, mas aproveite o momento, desfrute desse privilégio de estar ali, registre tudo, e quando voltar para casa, terá muito que contar. São nessas viagens que descobrimos o quão grandes e independentes somos! Boa viagem, garota! Au revoir, muchacha!

*E para preparar sua viagem sem esquecer de nada, dá uma lida em "Quer viajar? Então vamos planejar!"

Comentários