Viagem Espanha - Córdoba

Andalucía guarda muitas preciosidades e uma delas é Córdoba, uma importante cidade romana e um grande centro islâmico na Idade Média. Vide tal importância essa, que foi construído uma das mesquitas mais belas da Europa.
De Sevilha é possível fazer um bate-volta de trem até Córdoba via Renfe que dura 45 minutos (saída pela estação Santa Justa), ou por onibus com saida pelo terminal da Plaza de Armas e que dura 2h,  tranquilamente e ainda aproveitar o dia inteiro na cidade. O point principal é La Mezquita uma enorme construção dos árabes e repleta de arcos que a deixa imponente e um órgão enorme que ficava tocando sem parar. A missa ocorre todos os dias das 8h as 10h grátis.
A poucos metros da Mesquita está o bairro Judio e a Calleja de las Flores, uma pequena rua sem saída decorada com vários vasinhos de flores pendurados em suas sacadas. Um amor!
As ruas são puro romantismo regadas de flores coloridas e laranjeiras, dependendo do período que vai pra lá.

Os pátios de Córdoba hoje são considerados Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade e sua origem está no período da dominação islâmica na Espanha. As fachadas das casas eram simples, mas seu interior um palácio. Seus pátios eram espaços de convivência e decorados com flores e fontes preservando essa belezura até os dias de hoje. Alguns patios são pagos, mas a maioria gratuitos para apreciação dos turistas.
Construída no século I pelos romanos a Ponte Romana é um importante ponto turístico com sua grandiosidade , formando um calçadão que dá acesso a outra parte da cidade.
Alí quase enfrente a ponte está a Puerta del Puente, um portal enorme que dá entrada à cidade para quem vinha da ponte.
É uma cidade plana que se pode conhecer caminhando tranquilamente (ou não tanto quando o calor é de 40 graus na sombra rsrs), mas vale aproveitar a cidade para conhecer seus restaurantes e mercados. Esse roteiro é de apenas 1 dia, mas se pretende ficar mais tempo, vale a pena para explorar outros lugares de Córdoba.

Comentários