Exame de Proficiência do Espanhol (DELE)
Todo mundo já sabe que ter um idioma é muito importante e mais ainda se você tem o certificado de proficiência que comprove seu nível. Por isso, vou aqui deixar algumas dicas para quem vai se aventurar a fazer o exame de espanhol.Mas alguns podem perguntar: Por quê fazer o DELE?
Bom, o certificado serve caso queira tentar algum intercâmbio, estudar fora, conseguir algum emprego que exija a proficiência ou para fazer um mestrado no Brasil. E o melhor, ele não tem data de caducidade. A prova apresenta seis níveis: A1 e A2, correspondente ao nível básico; B1 e B2 correspondente ao intermediário; e o C1 e C2 correspondentes ao nível avançado.
Tentei o exame duas vezes no Instituto Cervantes de Madrid, e consegui estar apta nas duas! A primeira foi para o nível C1 e uns anos depois quis ousar e tentar o nivel top, o C2! O resultado demora uns meses para sair, por isso haja ansiedade, além de ter as notas separadas por habilidades. E caso zere ou tenha nota mínima em alguma, você não está apt@ para o exame restante.
Não é fácil e nem barato, quem já se arriscou a fazer para qualquer idioma, sabe que o ritmo é muito diferente de uma prova de idioma em qualquer escola. Aqui o que conta é o tempo e quão habilidoso é para lidar com a pressão e a rapidez da língua. Mas relaxa que também não é um bixo de sete cabeças, o segredo é ter foco e dedicação TOTAL. Por isso listei algumas dicas abaixo para ajudar nesse desafio:
1- O TEMPO
Mais do que saber o idioma (isso você já tem que ir ciente do nível que almeja), você tem que dominar o tempo. A prova é separada por habilidades (destrezas integradas) e cada uma exige um tempo para ser feito. Por exemplo, na escrita se exige no nível C2, três redações logo é ler, entender o tema principal e começar a elaborar, não há tempo de revisar tudo, por isso, atención porque se pensar em finalizar tudo e depois fazer a revisão, pode não dar tempo suficiente e ter que entregar como está. Escreva com calma e ciente do que está escrevendo respeitando a estrutura da redação e estar atent@ à ortografia.
2- CALMA
O exame de proficiência, exige mais o psicológico do que o conteúdo que sabe. Se você domina o idioma, o mais importante é manter a calma e controlar o tempo, principalmente no exame oral que você faz separado com um entrevistador e um examinador que fica atrás sentado em outra mesa. Os temas são tratados aleatóriamente pelo entrevistador (a maioria costuma ser bem simpático), e uma parte do exame você escolhe o tema e pode elaborar trinta minutos antes um rascunho do que quer comentar. Tudo tem que ter coerencia e coesão, para não somente
3- BOM VOCABULÁRIO
Uma dica legal é guardar na mente umas três palavras cultas com um significado mais pomposo e soltar no meio da sua conversa, lógico que tem que ter sentido no contexto. As minhas preferidas foram "ineludible", "preponderante" y "consuetudinario". E o melhor é que depois você nunca mais as esquece. Ah, nunca use girias, por mais tranquilo que esteja a conversa com o entrevistador.
4- ESTUDAR TODO DIA
Leia, escute, repita, escreva, revise a gramática todo o dia. O exame do DELE exige dedicação 100% no idioma. Há alguns livros específicos para o exame, recomendo o que estudei que foi o "Cronómetro", nome bem sugestivo hahaha, mas é bem nesse nível mesmo, para cada tarefa anote o tempo que gastou e tente melhorar cada dia. Um cronograma de estudo também ajuda bastante, por exemplo, em um dia você fica na escrita e leitura, e no outro dia na oral e na audição.
5- PRATIQUE O ORAL
Isso mesmo, o oral! Esta parte costuma ser a mais aterrorizante, mas precisamos quebrar esse tabu! :) Pratique, fale sozinh@, pegue notícias de jornal do dia e comece a discorrer sobre o fato dando sua opinião e pensando nas possíveis intervenções que o entrevistador possa fazer, relacionado sua vida e a atualidade. Grave você se puder e se ouça depois para melhorar a pronúncia. Praticar é o melhor exercicio para não se inibir no momento da prova e com certeza você ficará mais confiante!
Enfim, a prova em si não tem segredo, o esquema é fazer os modelos da prova até se cansar, dormir bem antes do exame e ir confiante e tranquilo para o exame. No site do Instituto Cervante há alguns modelos dos exames anteriores, é bom dar uma olhada no seu nível para ver o que exigem e para se familiarizar com ele. Se programe quando deseja se inscrever porque o Instituto oference somente em algumas épocas do ano.
Cree en tu potencial y sigue en este logro que lo conseguirás!
Amiga, vou seguir seus conselhos e bora de C2!!!! Que Dios me bendiga!
ResponderExcluir