Viagem Brasil - Foz do Iguaçu

Para quem já foi, vale a visita de volta, e para aquele que ainda não foi para Foz do Iguaçu, só recomendo! Uma viagem incrivel e varios pontos turisticos a conhecer, pra mim, um achado aqui no sul Brasil, me acompanha nessas  diKas!

Parada obrigatoria para quem vai a Foz é conhecer as monumentais cataratas do Iguaçu, e voce só sabe o tamanho da mãe natureza, estando embaixo das quedas d'água (quase que literalmente rsrs!!). O primeiro passeio, antes de entrar nas Cataratas, é ir no Parque das Aves, que fica enfrente ao complexo das cataratas. Esse lugar é incrível de gostoso, voce conhece varias aves nacionais, que estão em extinção e anda no maior viveiro de araras do Brasil. Elas passam com voos rasantes e voce pode caminhar livremente entre elas que não param de matracar. Lindo! Vale muito a visita!
Dai, atravessando a rua, voce entra no parque nacional do Iguaçu, o ingresso dá pra comprar logo na entrada (idosos e crianças conseguem meia), e um DIKA, compre também o ingresso do Macuco Safari!!!! Te explico, o macuco safari é o passeio de lancha que voce faz para visitar de muuuuuito perto as cataratas, praticamente embaixo delas, a oportunidade de voce lavar a alma! MA-RA-VI-LHO-SO, não precisa ter medo, eles dão colete, mas a aventura vale cada centavo. Outra DIKA, leve outra muda de roupa e uma toalha porque se voce for fazer o passeio de aventura, mesmo com capa de chuva voce se molha todo, além disso leve um protetor de celular pra não molhar, (la tem um espaço para guardar tudo isso), de resto caia na aventura! Até meus pais setentões curtiram a experiência radical! :)
Recomendo como primeira parada o macuco, depois da aventura pegue novamente o onibus e desça na ultima parada que é a das Cataratas. La tem uma trilha bem pequena e super acessível e você chegará nas famosas cataratas do lado brasileiro (são poucas, mas dizem que é mais bonita que a do lado argentino, que tbm vale a visita). Aqui nao darei spoiler...só indo lá pra ver a beleza.

Há a opção de fazer o turismo das cataratas para conhecer o lado argentino, essa voce tem q ter no mínimo o RG para atravessar a fronteira, bem tranquilo. O lado argentino é incrivel também, com trilhas bem mais longas e muito mais cascatas, vale o dia inteiro por la. Voce pode pegar também um trem que sai na Estación Central para conhecer a famosa Garganta del Diablo, o trem sai a cada 30 minutos. Mas da pra ir caminhando, eu fiz esse percurso e foi muito de boa. Depois de descer do trem, ainda tem uma trilhazinha para se chegar a tal garganta. O volume da queda é impressionante! Depois é se perder nas trilhas que te levam para o circuito inferior e o circuito superior, tudo muito bem indicado com placas para nao se perder de verdade.

  
Outra opção de passeio é conhecer o segundo maior Templo Budista do Brasil, em Foz de Iguaçu e é gratuito. Para se chegar lá, pode pegar o onibus 103 que sai do terminal de onibus central, ou se vai com mais gente, melhor pegar um taxi que sai bem barato também. O lugar fica bem no alto e possui varias estátuas do Buda e uma enorme ao fundo. Uma DIKA é comprar um incenso e acender lá fazendo um desejo.
Um passeio interesante a fazer também é conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior obra arquitetonica feita na America Latina, a usina é imensa! Tem dois tipos de passeio, o panorâmico e o interno. Como não tinha muito tempo, fiz o panorâmico que voce passeia pela usina com um onibus e faz algumas paradas estratégicas para conhecer os principais locais, bem interessante conhecer a história e saber o quanto de pessoas trabalharam lá e a construiram, impressionante!
Caso queira conhecer um outro país, a dica é cruzar a fronteira argentina e conhecer o Marco das 3 fronteiras (Brasil, Argentina, Paraguay), um rio que as separam e de quebra, voce pode provar os maravilhosos doces de leite e as empanadas argentinas. A cidade mais proxima que fica o marco é a Puerto Iguazu, pequena mas aconchegante. Vale a visita aos hermanos.
E por fim, para quem curte e tem um dolar sobrando..rsrsrs, ir ao Duty Free Argentino, o maior da America latina, fazer umas comprinhas. Cheguei a ir la, mas achei tudo muito caro para meus reais, mas vale a pena comprar bebidas e chocolates para nao sair de la sem nada.

Ah, e como não mencionar o passeio até o Paraguay atravessando a ponte da Amizade! Vale a pena, conhecer Ciudad del Este pelas muambas que as vezes sai até que em conta e atravessar mais uma fronteira. Só cuidado porque tem uma cota maxima para voltar ao Brasil com as compras, melhor se informar antes de trazer.
Faltou apenas conhecer a Mesquita Muçulmana que é gratuita porque os dias que estava lá, ela estava fechada, mas numa proxima viagem.

DIKA: Caso opte em alugar um carro lá em Foz (que acho uma das melhores opções, cuidado porque não pode atravessar as fronteiras com ele.

Enfim, Foz do Iguaçu é um passeio incrível para fazer sozinho, ou acompanhado de crianças ou idosos, tem gosto para todos lá, e fora que o contato com a natureza é muito bom para voltar revigorado.







Comentários