Conto aqui um pouco sobre a cidade de Paraty e de Trindade. Fui em dois períodos diferentes, por isso, tenho várias diKAs de passeio por lá!
Primeiro, participei do Festival Latino de Paraty, em 2011, que durou um fim de semana. Nos três dias ocorreram shows gratuitos pela cidade com direito a aulas de salsa, bandas internacionais e muito ritmo caliente, mas confesso que não sei se ainda hoje existe esse festival, foi maravilhoso. Outro evento que participei foi o Carnaval, em 2017, bem tranquilo e muito animado!
Fiquei hospedada na região do centro histórico da cidade, primeiro no Hostel Casa do Rio (HiHostel), e depois na Pousada Palmeira Imperial, muito bom, porque assim que sai da Rodoviária são só alguns quarteirões para se acomodar e descansar um pouco.
No primeiro dia, fui conhecer o centro. Lindo! Cidade histórica com suas ruas de pedra e de arquitetura colonial, muito romântica. Haja habilidade para caminhar admirando as construções e olhando as pedras sem tropeçar! A arquitetura é uma graça e muito bem preservada.
Depois fui até o Cais procurar barcos de passeio, existem vários por lá. Peguei a escuna e fui conhecer algumas praias de Paraty como a Praia Vermelha, a Ilha Comprida, a Praia da Lula e a Praia Jurumirim. Lugares exóticos, selvagens e muito bem preservados, com águas cristalinas e também geladas. O passeio de escuna custou R$20 fora o almoço servido no barco; e teve duração de 4 horas. Fantástico conhecer esses lugares paradisíacos.
O palco principal estava montado na praça da Matriz, e a tarde toda era possível aprender a dançar salsa com professores que ensinavam os passinhos básicos: 1,2,3...5, 6, 7. Ainda teve show do Buena Vista Social Club, Adriana Mezzadri, Violetango e Zeca Baleiro. A praça estava super cheia e todos esses show viraram noite a dentro.
No ultimo dia, restou conhecer a Praia do Pontal que fica a 10minutos do Hostel. Uma praia bem tranquila e à margem esquerda do rio Perequê-Açu.
- TRINDADE:
Outro passeio super recomendado é ir para Trindade, uma localidade próxima, se você está de carro, ou até de bus municipal Colitur, que sai da estação rodoviária e o trajeto não dura 1 hora.
Trindade possui praias maravilhosas e um circuito de cachoeiras também. Uma que recomendo super divertida é a cachoeira do Tobogã (ou da Penha), e fica próxima à igrejinha da Penha que está em cima de uma pedra, depois é só pegar uma trilha bem pequena e já está na cachoeira.
Não irá faltar coragem, quando chegar lá para subir e deslizar o popozão, é muito divertido! Vale a pena!
Praia do Meio - Essa praia é ideal porque fica proxima à trilha para a praia da Cachadaça e a Pedra que Engole. O local é bem arborizado, e há alguns vendedores de comidas proximos. Aproveite para admirar aquele pôr do sol!
Uma visita legal pelo caminho é conhecer uma cachaçaria em Paraty. A região é típica e conhecida históricamente pelas suas cachaças artesanais. A que fui visitar é o Alambique Engenho D'ouro, e há uma infinidade de bebida, e a melhor parte é a que pode degustar. É possível conhecer também na parte de fora, peças antigas que produziam as cachaças. Não deixe de provar a Jorge Amado ou a de jabuticaba!
(Post atualizado)
Comentários
Postar um comentário