Viagem Espanha - Barcelona

Barcelona é puro agito, beleza e modernidade. E visitá-la no início ou no final do verão (europeu), talvez seja a melhor opção, pois apesar da alta temporada, há menos turistas e ainda é verão! Mas independente do período, Barcelona é perfeita!
                                              
Para ir: caso, esteja em Madrid, a melhor opção é ir de ônibus, a passagem sai em média €22 (ida e volta/2017) pela Alsabus. E de preferência, viaje a noite, pois como são 8 horas de viagem, dá para dormir e economizar uma estadia. Há várias opções de hotéis, mas nas vezes que fui, preferi os hostels. Há muitos na região de Las Ramblas, o point da cidade. (#diKA: antes de ir, faça sua reserva para não ter que se preocupar com isso na hora, pois é quase provável que não encontre com um bom preço, ainda mais em alta temporada). Acabei me hospedando em um bem pertinho das Ramblas e do Mercado La Boqueria, parte central de Barcelona. Agora é explorar a cidade!
A cidade é um fervo no verão. Para conhecê-la o esquema é se jogar pelas ruelas e se perder. E não se esqueça que por lá o catalão é a língua oficial, mas o espanhol é muito utilizado.

Caminhando direto pelas Ramblas e passando pela Plaza de Cataluña, chega-se na avenida Passeig de Grácia, onde estão duas paradas obrigatórias: a Casa Milà (La Pedrera), e a Casa Batlló obras de Gaudí, o grande arquiteto modernista barcelonês. Vale a entrada e muitas fotos.
 

  
De lá, outro ponto interessante é ir para a Plaza de España onde está a Fonte Mágica de Montjuic com uma escadaria de dar respeito (mas tranquilo, que há escada rolante ;)) #diKA: interessante fazer a visita mais ao anoitecer, pois (dependendo do período), costuma acontecer um espetáculo de luzes e música no chafariz. (por volta das 21h30, mas é bom pesquisar antes).
Agora falemos do ponto turístico mais visitado da Espanha: a Sagrada Família. Suntuosa igreja inacabada de Antoni Gaudí. #diKA: recomendo fazer a visita guiada, pois além de todos os detalhes históricos, fica sabendo de todas as informações e interpretações das fachadas e elementos criados por Gaudí. Importante comprar os ingressos com antecedência pelo site e com hora marcada.
Outro ponto crucial em conhecer é o bairro Gótico, (casco viejo), o centro histórico de Barcelona. Ande pelas ruas estreitas com diversos restaurante e lojinhas e logo vai se deparar com a Pont del Bisbe, lugar emblemático do bairro, estilo uma pontezinha que liga dois edifícios, e mais a frente a Catedral antiga de Barcelona.
 
De visita obrigatória temos também o Parque Güell, construído por Gaudí, um encanto particular em cada cantinho do parque. Recomendo comprar os bilhetes com antecedência já que é um lugar bem concorrido e a vista da cidade é linda e você não perde tempo.
E falando em vista, dou uma #diKA alternativa aqui, para o melhor mirante de Barcelona, pois lá tem vários. É o Bunkers El Carmel, que está localizado perto do Parque Güell e de lá se tem uma vista incrível de toda Barcelona. Mas para chegar, é preciso fazer uma caminhada de uns 15 minutos na subida, mas vale a vista e é um lugar bem alternativo porque não tem muitos turistas.
Já para os amantes do futebol ou não, o Camp Nou é um ponto imperdível. Faça a visita guiada no estádio para conhecer a história do clube e entrar nas dependências do estádio, como o vestiário, o túnel que dá acesso ao campo e onde ficam os narradores esportivos. O ingresso pode ser comprado na hora. Bem interessante e interativa o passeio e dá para se sentir na Champions League!

E agora para um passeio mais relax, recomendo o Porto de Barcelona, perto da estátua de Colombo apontando para a América (segredinho: na verdade, ela está apontando para o outro lado porque ali é o mar mediterrâneo e o Atlântico está do outro lado, mas abafa, rs). E no porto é possível avistar os imensos transatlânticos que passeiam pela região caminhando pelo calçadão de Port Vell no deck, uma estrutura que imita as ondas do mar.
E para fechar com as dicas aqui, não podia deixar de recomendar em pleno verão a praia! A mais famosa para conhecer é a Praia Barceloneta, mas há muitas outras, uma próxima da outra. E meninas, #diKA: não deixe de aproveitar a oportunidade de fazer topless e curtir a praia livre, leve e solta. Na Espanha é permitido! Não se intimide porque praticamente todas as mulheres tomam sol livre e os homens não assediam ou ficam olhando... (casos isolados de turistas de 1º viagem, mas é bem tranquilo.) Recomendo ;)
#DiKA: caso tenha pouco tempo (só um fim de semana) recomendo pegar o ônibus turístico City Tour que gira a cidade inteira com três rotas diferentes (vermelha, amarela e azul) e cada uma foca uma região. É possível descer nas paradas e pegá-lo novamente para continuar o tour quantas vezes quiser durante o dia. Ele passa pelos principais pontos como a igreja da Sagrada Família, Parque Guell, Orla da praia, Estádio Camp Nou, Casa Batló, La Pedrera, Arco do Triunfo, a antiga instalação dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), e tantos outros lugares conhecidos. 
Andar de metrô é bem fácil também, e interessante, pois as placas de sinalização e o nome das estações estão sinalizadas, todas em catalão, demorei para encontrar a saída (Sortida). E curiosidade, é mais antigo que o de Madrid, e tão eficiente quanto!
E a noite a cidade é bem movimentada também. Em cada lugar, gente jovem, bonita, animada, e bares oferecendo chupito grátis (bebida como um licorzinho) e vários ritmos para curtir. A Plaza Real, ali nas Ramblas é um point com vários restaurante e bares que fui e gostei. Agora falar de um lugar único que recomendo muito (e para mim foi um achado) #diKA é visitar o restaurante El Bosc de les Fades, um restaurante intimista que pela decoração, te remete aos contos de fadas e te faz sentir em um lugar encantado. Os drinks são maravilhosos, tomei o mojito e aprovei. Fica pertinho do Museu de Cera. ;)
Enfim, Barcelona é uma cidade mágica que guarda muitos outros lugares maravilhosos e deslumbrantes que ainda preciso explorar. Mas este já é um bom início e por alguns momentos, dá para se senti no filme do Woody Allen (Vicky, Cristina, Barcelona). Deixo aqui minha trilha sonora! Desfrute desse paraíso cultural, arquitetônico, gastronômico e escultural na Espanha. 


Comentários