Periodo de intercambio

Todos sabem que se conselho fosse bom, ninguém dava, e sim vendia.
Mas queria dar o meu aqui, para aqueles que querem se surpreender consigo mesma: Faça um intercâmbio!
Falo isso porque enquanto estive em Madrid, nesses três meses, aprendi muito, a fazer coisas que jamais imaginaria que conseguiria sozinha. Você sai, depois desse período muito mais independente, confiante e poderoso! Só de lembrar em varios lugares que conheci só de por a mochila nas costas, de conhecer pessoas de todas as partes o mundo, me fazem mais feliz, é uma riqueza que não tem como ninguém roubar.

Não vou mentir que a primeira semana é uma das piores, ainda mais quando não encontramos alguém para partilhar  momentos. a se adaptar à nova vida, à nova casa, à nova rotina...mas logo isso passa e a cada dia você fica disposto e propenso a conhecer mais e mais pessoas que estão no mesmo barco, compartindo as mesmas alegrias, os mesmos sucessos, as mesmas decepções.

Por isso, quando chegamos no ultimo dia, ficamos com aquela horrivel sensação. Hora de se despedir de tudo aquilo que conquistamos e voltar para a vida real.
Mas depois quando para pra pensar em tudo que passou e está ali inteiro, e mais vivo que nunca, te dá mais vontade de continuar nesse caminho.  Confesso que estou louca pra voltar e fazer outro intercambio... ele parece um bichinho que depois que pica, não tem mais jeito!

Algumas das coisas que aprendi em viver fora do meu país:
a andar mais devagar, a andar sozinha e se sentir bem acompanhada, a observar os detalhes, a improvisar italiano, francês e inglês, a se comunicar mesmo sem entender, a não desperdiçar os momentos, a ouvir mais a voz da sua intuição, a valorizar os pequenos instantes, a olhar nos olhos, a cozinhar, a economizar, que a bagagem interna que você traz é bem maior que a de mão.

Por esses e outros milhares de motivos mais, recomendo a viver o intercâmbio, independente do país, da língua, do clima.

Comentários